As melhores feiras medievais para aproveitar a viagem a Europa em grande estilo

Ao longo do ano, são realizadas várias feiras e mercados medievais, essas festas são organizadas na intenção de sustentar os acontecimentos históricos e o passado do país, ainda mais pelo fato de, nesse período, Portugal ter sido habitação de muitas pessoas importantes, incluindo reis e rainhas. 

Conhecendo algumas dessas feiras, você descobre mais sobre a história de Portugal. Essa feiras são preparadas em todos os cantos do país, quase todas as cidades realizam!

Que tal ler um pouco sobre elas enquanto ainda não temos a oportunidade de conhecê-las? Continue a leitura deste artigo!

Feira Medieval de Viana do Castelo

Na cidade de Viana do Castelo é possível encontrar uma das feiras medievais em Portugal, que acontece no centro da cidade.

O intuito dessa feira é sustentar a tradição histórica do local e fazer com que os visitantes se habituem e absorvam mais conhecimento sobre a história de Portugal.

Nessa feira, os fatos acontecidos no passado são expostos. A feira dura 5 dias e agrupa mercadores e artesãos de vários lugares da Europa.

A cidade de Viana do Castelo conta com bebidas e comidas tradicionais, lazer e um ambiente totalmente medieval.

Feira Medieval de Óbidos

Também temos, entre as feiras medievais em Portugal, a feira medieval de Óbidos, que é uma cidade bem pequena localizada perto de Lisboa.

A cidade lembra muito os tempos medievais, porém quando as feiras começam, a sensação relatada é que a cidade voltou no tempo! 

Nas feiras encontramos várias barraquinhas, atores com vestimentas medievais, como reis e rainhas, lojas com temas medievais, e muito mais.

O público presente nesta feira ainda conta com o privilégio de participar e conhecer mais das práticas da época medieval, como as lutas que ocorriam, a gastronomia da época, os jogos, a música, as festas e muito mais da antiga cultura! 

O mercado medieval também busca se parecer o máximo possível com a época medieval, sendo que os restaurantes presentes fazem uma troca pelos acessórios atuais (como talheres de vidro e metal) por acessórios da época, como taças e pratos de barro e talheres de madeira, muito legal, não?

Feira medieval de Cerveira

Entre uma das feiras medievais em Portugal, a feira medieval de Cerveira conta com taberneiros, mercadores e artesãos que desejam fazer uma boa transformação da vila.

8 torres e 3 portas de entrada indicam o retrocesso da Vila para o período da idade média.

Essa festa se responsabiliza por criar uma cenário totalmente próximo da época medieval, tendo como atração diversas apresentações de rua que proporcionam uma experiência incrível para todo o público presente ali. 

No ano de 2019, último ano em que as festas estavam sendo permitidas pois ainda não estávamos em momento de pandemia, a festa durou cerca de 4 dias.

A programação da feira cerveirense passa por toda a praça Alto Minho e a rua juntada ao Arquivo Municipal se fecha para os carros, para que assim, os taberneiros sejam acolhidos e deixem o evento mais emocionante. 

Feira medieval de Sintra  

A Feira Medieval de Sintra, chamada Feira Quinhentista de Sintra, acontece na Praça D. Fernando II, na cidade de São Pedro de Sintra.

Todo ano a feira recebe uma diferente temática, que visa homenagear uma pessoa importante da época medieval, em 2019 o tema foi D. Manuel I. 

O evento tem participação de várias pessoas, com trajes da época, ajudando a dar mais vida ao cenário passado.

Os participantes também realizam uma gastronomia caprichada, repleta de queijos, hortaliças e doces que eram consumidos na época. 

Itens artesanais também são exibidos para deixar o cenário mais de acordo com a época, lutas, jogos e algumas outras brincadeiras também são mostradas ao público.

Feira medieval de Santa Maria

Essa feira é considerada um dos eventos principais e mais próximos da exibição histórica medieval européia. 

A cidade de Santa Maria é antiga, possui muitos turistas e exibe como era a vida na época medieval.

A festa conta com pratos típicos, dos tempos medievais. Itens feitos em artesanato também fazem parte desse evento, na intenção de relembrar os tempos da idade média.  

O evento apresenta os jogos e lutas que eram realizados na época, inclusive as lutas de espadas! 

Escola das Milhas

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *