Trilhas para curtir próximas de São Paulo

Quem mora em grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e etc, sabe como é ter uma vida agitada, rodeado do barulho de ônibus, carros, motos, ruídos e demais sonoridades das metrópoles.

Quando surge uma oportunidade de fugir um pouco do estresse diário das capitais, seja no feriado, férias ou apenas em um fim de semana, pode ser o suficiente para entrar em contato com a natureza, obtendo o descanso merecido.

Em contato com a natureza – amantes do ecoturismo

– Guararema:localizada a apenas uma hora da capital paulistana, a cidade de Guararema é um destino ideal para quem tem poucos dias de folga. As construções das casas são históricas e cheias de charme.

Os transportes ainda são feitos com locomotivas, preservando as tradições da época, bem como a vida pacata do interior.

– Socorro: a cidade fica a 130 quilômetros de São Paulo, e é famosa por suas atividades ao ar livre, em contato com a natureza. Nela pode ser encontrada a Gruta do Anjo, formada naturalmente na década de 1960, devido a extração do Quartzo.

Depois de desativada a mina, a natureza criou um belo cenário composto por uma lagoa de água cristalina, onde os turistas podem visitar andando de pedalinho.

– São Francisco Xavier: localizada a 150 quilômetros da capital de São Paulo, no município de São José dos Campos. O destino é procurado por casais, famílias de férias, e pessoas que amam estar em contato com a natureza.

As trilhas naturais repletas de cachoeiras, como a Pedro Davi, e a do Roncador, encantam os turistas de todas as partes do Brasil.

– Monte Verde: a cidade mineira de Monte Verde, localizada a apenas 164 quilômetros de São Paulo, possui uma receptividade especial que, juntamente com um clima ameno, lembram as cidades Europeias.

Nela, está o Parque Ecológico Verner Grinberg, com muita vegetação natural, trilhas e a possibilidade de recarregar as energias

– Cunha: localizada entre São Paulo e o Rio de Janeiro, a cidade é famosa por possuir um Lavandário, um campo repleto de plantações de lavanda. No ponto alto da cidade, da Pedra da Macela, é possível ver a Ilha Grande e as baías de Paraty, em Angra dos Reis.

– Brotas: a cidade fica a 250 quilômetros da capital paulistana, e é ideal para os amantes de ecoturismo. Repleta de paisagens naturais, o lugar é próprio para a prática de esportes, inclusive no ponto mais visitado, que é o da Areia que Canta.   

Atividades de ecoturismo mais comuns

Para ser considerado ecoturismo, as atividades realizadas devem preservar e manter a natureza intacta, sem danos ao meio ambiente. Conheça algumas delas:

– Tirolesa;

– Cavalgada;

– Trilhas;

– Passeios de barco;

– Boia-cross;

– Observar a flora e a fauna;

– Andar de bicicleta no meio da natureza;

– Saltar de asa-delta, parapente, balonismo e rapel;

– Rafting;

– Estudar o meio ambiente, como vulcões, cachoeiras, grutas, rios, lagos, montanhas, cumes e geoparques;

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *