Seja na construção da sua casa, de espaços comerciais ou de lazer, escolher o tipo de ralo adequado para o banheiro fará toda a diferença. Nos dias atuais, os modelos tradicionais estão sendo substituídos pelo ralo linear, devido à sua eficácia, praticidade e beleza.

 

Esse é um aspecto da construção que merece toda atenção, afinal, ninguém quer enfrentar problemas com escoamento da água. Quando não há um planejamento prévio relacionado a esse assunto, o uso ou mesmo a limpeza do espaço é sempre um momento de tensão.

 

Conhecer os principais tipos de ralo para banheiro ajudará a escolher o modelo que mais combina com o ambiente, considerando sua praticidade e eficácia, sem interferir na beleza do espaço. Veja abaixo as informações sobre os principais tipos de ralos e dicas para instalação.

4 tipos de ralo para banheiro mais usados

Ralo Linear

 

Esse é o tipo de ralo cada dia mais utilizado em banheiros, devido sua eficiência no escoamento da água, deixando o ambiente seco rapidamente. O que torna o uso do espaço muito mais agradável e seguro. O acúmulo de água pode favorecer a queda e prejudicar a integridade física de quem circula pelo local.

 

Além disso, esse modelo de ralo para banheiro além de funcional é uma excelente aposta para a decoração, por ser bastante discreto, mesmo com suas peças em formatos maiores que o ralo tradicional.  Devido ao seu tamanho, o escoamento da água é muito mais eficiente.

Ralo invisível

 

Também conhecido como ralo oculto, ele é o tipo de ralo capaz de se passar imperceptível para quem usa o ambiente. Sua instalação é bastante prática, mas requer atenção especial e profissionalismo.  Pois, será preciso cortar um pedaço do revestimento para ser aplicado na tampa do ralo e colado com cola especial.

 

Se você vai construir ou reformar, o uso do ralo invisível é bem mais prático, uma vez que será possível aproveitar o revestimento para colocar a tampa do ralo. No entanto, se a reforma é somente para o tipo de ralo, a indicação é que seja usado o ralo oculto em inox.

Ralo seco ou ralo sifonado

 

Essas são outras duas opções para quem está construindo ou reformando. É importante que o local onde o ralo será instalado seja previamente definido. Ou seja, além do espaço é preciso saber se o ralo ficará longe da caixa sifonada ou sobre ela.

 

Se você optar pelo ralo seco, ele não virá acompanhado do sifão. Portanto, o ideal é instalar esse modelo sobre a caixa sifonada, pois ela faz o trabalho que seria do sifão.

 

Há ainda outra opção, o ralo sifonado, especialmente desenvolvido para instalações em que o acessório estará mais longe da caixa sifonada, pois o sifão vem acoplado, o que contribui para evitar o retorno de gases que deixam o ambiente com odor desagradável.

Como escolher o tipo de ralo adequado para banheiro? Veja algumas dicas

A escolha do melhor tipo de ralo para o seu banheiro está inteiramente ligada à forma de uso desse espaço. Quanto mais pessoas usam o banheiro, mais eficiente deve ser o escoamento do ralo. O que torna o ralo linear a melhor opção para deixar o ambiente sempre seco.

 

Ademais, esse modelo combina com qualquer tipo de decoração, além de ser instalado com facilidade, pois possui modelos e tamanhos variados para atender diversas necessidades. No entanto, há também o ralo invisível, muito indicado para quem vai construir ou reformar por completo o banheiro.

 

Pois, em caso de apenas adaptação para esse novo formato, é comum não dispor do mesmo revestimento para cobrir a tampa do ralo. O que seria prejudicial para a decoração do ambiente, embora não haja comprometimento da funcionalidade do ralo.

 

Seja qual for a sua escolha em relação ao tipo de ralo, é importante contratar mão de obra especializada e experiente na instalação. Esse cuidado vai garantir que o ralo seja instalado no local adequado e que o piso seja feito de forma a potencializar o escoamento da água.

 

Além disso, o profissional será responsável por definir o local ideal para o ralo, aumentando assim sua vida útil. Por exemplo, ralos instalados próximos à pia do banheiro não são a melhor alternativa.

Conclusão

 

Os ralos são peças fundamentais para garantir a funcionalidade do banheiro, bem como o escoamento adequado da água. Com os modelos modernos e funcionais, conseguir esse feito é muito mais fácil.

 

Sem falar que a instalação do modelo de ralo linear ou invisível são excelentes auxiliares na decoração do banheiro, pois são eficazes e muito bonitos. Na hora de escolher o melhor modelo, atente-se à necessidade do espaço.

 

Não deixe de contratar um profissional especializado em instalações hidráulicas para que ele possa tomar todas as medidas indispensáveis para instalação do ralo e de todos os complementos necessários para melhor vazão da água, bem como evitar o retorno de mau-cheiro que tanto incomoda.

 

Além disso, adquira acessórios de qualidade para a sua casa. Essa é a verdadeira reforma de economizar, pois evita a recompra e uma nova contratação de mão de obra.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.