Quais são as melhores cidades para viver no Sul do Brasil

O Brasil é um país enorme, com muitas regiões que são bem diferentes umas das outras. O Sul, por exemplo, é uma região mais fria, de serras e com uma paisagem única. Com ótimas casas e apartamentos.

 

Em todas as regiões desse país, existem cidades incríveis para morar, mas o sul é conhecido por suas cidades desenvolvidas, com uma qualidade de vida impressionante e uma infraestrutura urbana realmente boa.

 

Por isso, iremos falar das melhores cidades para viver, no Sul do Brasil. Quer saber quais são essas cidades? Continue lendo este post.

Concórdia – SC

Há muitos anos o Sul do país vem registrando altos níveis de desenvolvimento urbano, concorrendo com o Sudeste. Nesse processo, muitas cidades acabam se destacando pelo IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), como é o caso de Concórdia.

 

Essa cidade é a terceira maior de Santa Catarina, com apenas 72 mil habitantes, o IFDM deste município é de 0,8933, uma pontuação muito alta, que revela a qualidade de vida nesta região.

 

A economia da cidade é baseada na agroindústria, principalmente na produção de suínos e aves. A cidade é o berço da marca Sadia.

Jaraguá do Sul – SC

Jaraguá do Sul tem atraído muitos moradores nos últimos anos, a procura por imobiliária em Jaraguá do Sul aumentou conforme a cidade foi se desenvolvendo.

 

A cidade possui 181.173 habitantes, seu IDH é de 0.803, está entre as 10 cidades mais seguras de Santa Catarina.

 

Esta é uma ótima escolha de cidade para viver, basta encontrar uma boa imobiliária em Jaraguá do Sul e escolher seu novo imóvel!

Lajeado – RS

Lajeado é uma cidade que está localizada a 117 km de distância da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, na Rota dos Vales e Montanhas, um roteiro turístico.

 

A cidade tem apenas 60 mil habitantes e um IFDM de 0,8813, que é muito alto. Além disso, a cidade é uma das únicas especialistas em pedras preciosas. A tradição é carregada até os dias de hoje.

Arroio do Meio – RS

Uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul, está localizada a 115 km da capital rio-grandense, às margens do Rio Taquari.

 

O IFDM da cidade também é muito alto, com uma pontuação de 0,8758, o que mostra o grau de desenvolvimento dessa região. A economia dessa cidade está baseada, principalmente, na avicultura, suinocultura e produção de leite.

 

Mas a cidade atrai outros mercados também, como empresas do setor coureiro, calçadista, de ração, de alimentos, de limpeza, de móveis, de evaporadores, de artefatos de pedras e olarias.

Maringá – PR

Maringá é uma cidade com uma infraestrutura incrível, totalmente planejada, com ruas largas, muita área verde e uma excelente qualidade de vida.

 

É um município chamado de Cidade Ecológica, por ser um dos únicos que consegue manter a área verde mesmo com o crescimento econômico e populacional. A relação é de 26,65 metros quadrados de área verde por habitante.

 

O IFDM da cidade é de 0,8740 e a cidade possui em média, 357 mil habitantes, ou seja, é uma cidade bem grande. Foi classificado como um dos 10 melhores municípios do interior para se viver no Brasil, pela revista Veja.

Apucarana – PR

Apucarana foi uma cidade fundada em 1934 com o intuito de ser uma região agrícola que abasteceria Londrina e Maringá. Hoje, ela traz uma boa qualidade de vida para seus 120 mil habitantes.

 

O IFDM da cidade é de 0,8729, já passou por vários ciclos econômicos, como a madeira e o café. Hoje, a principal fonte de renda dos moradores é a produção de brindes, principalmente de bonés, uma indústria que gera milhares de empregos.

Westfália – RS

Westfália é um município bem jovem no interior do Rio Grande do Sul. 60% de sua população vive em casas na zona rural e a principal fonte de renda da cidade é vinda do setor primário.

 

No entanto, a cidade de pouco mais de 2 mil habitantes apresentou um IFDM de 0,8673. Ou seja, a cidade está em constante desenvolvimento, além de oferecer uma vida excelente para os moradores.

Panambi – RS

Panambi é conhecida como Cidade das Máquinas, por conta de seu grande potencial e um parque industrial muito desenvolvido. Esse destaque, faz da cidade o principal polo da indústria metal mecânica da região.

 

Foi colonizada por portugueses, a partir de 1820, mas depois recebeu muitos imigrantes alemães, o que influenciou totalmente na cultura e costumes da região.

São Bento do Sul – SC

Uma cidade com IFDM de 0,8648, o que mostra um desenvolvimento constante. O principal setor é da indústria de madeira, produção de móveis, equipamentos para agricultura, cabos de ferramentas, carroças e muito mais. O município é conhecido como a Capital Nacional dos Móveis.

 

Além dessas cidades, vale citar Florianópolis e Brusque, as maiores cidades de Santa Catarina que oferecem uma ótima qualidade de vida para seus moradores, mesmo sendo cidades tão grandes.

 

Essas são algumas das cidades do Sul do Brasil que se destacam como as melhores para viver, isso pode ser resultado da segurança, do desenvolvimento ou das oportunidades de emprego.

 

De todas as formas, essas cidades oferecem uma qualidade de vida muito boa para seus habitantes, basta perguntar em uma imobiliária, já que é muito importante saber antes de escolher um lugar para morar.

Escola das Milhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *