Os pneus do carro são os únicos elementos que têm contato direito com o solo e, justamente por isso, precisam de cuidados especiais, a fim de garantir conforto e segurança ao longo de sua vida útil. No entanto, com a correria do dia a dia, muitos acabam se esquecendo de checar o estado de conservação, sendo indicado tomar algumas atitudes, a fim de garantir o bom estado de conservação. É importante ter em mente que o pneu é um dos componentes mais importantes do automóvel e é primordial para manter a segurança do motorista e passageiros. Sendo assim, continue acompanhando o post de hoje e veja os principais cuidados para ter com o pneu do carro.

 

  1. Calibre periodicamente

 

Um dos itens mais importantes quando falamos de pneus é a calibragem, pois se não estiver adequada, pode fazer com que eles se desgastem com maior facilidade. Inclusive, andar com os pneus murchos pode aumentar o consumo de combustível em até 20%. Sendo assim, além de conferir no manual a calibração ideal para seu veículo, ela deve ser checada, pelo menos, de 15 em 15 dias.

 

  1. Faça o rodízio de pneus

 

Tanto os pneus dianteiros como os traseiros podem receber cargas diferentes, não suportando as frenagens da mesma maneira. Nesse sentido, realizar o rodízio irá garantir que todos eles tenham um desgaste parecido, aumentando não somente o equilíbrio do veículo, como também sua durabilidade.

 

  1. Atente-se à forma que você dirige o veículo

 

De nada adianta calibrar os pneus e realizar o rodízio se você não está atento à forma que dirige o carro de luxo, pois isso pode aumentar significativamente o desgaste dos pneus. Nesse sentido, é importante evitar sempre mudanças bruscas de direção, acelerando ou freando repentinamente.

 

  1. Cuidado com o peso

 

O quanto de carga você costuma carregar no seu carro também pode aumentar o desgaste dos pneus. Sendo assim, evite deixar itens desnecessários no veículo, pois o peso compromete esses elementos e ainda aumenta o consumo de combustível. Além disso, saiba que o excesso de carga também pode afetar a suspensão e embreagem do carro.

 

  1. Fuja de pneus carecas

 

Ainda que essa seja uma dica óbvia, muitas pessoas não se atentam à qualidade do pneu ao longo do tempo, esquecendo de observar se está careca ou não. O ideal é realizar a troca antes que cheguem ao limite, conferindo o nível de profundidade dos pneus. Portanto, quando esse indicador chegar ao mesmo nível que a banda, é sinal de que a troca já deveria ter sido feita. Para evitar correrias e estresse, fique sempre atento.

 

  1. Observe o tipo de solo

 

O local em que está dirigindo também pode aumentar o desgaste dos pneus, principalmente quando falamos em estradas irregulares, com detritos ou buracos. Além disso, o ideal é evitar lugares em que o solo tem óleo, gordura ou gasolina, pois essas substâncias podem corroer a borracha. Não se esqueça ainda de conferir se o local não tem algum objeto que possa cortar o pneu, como pregos e cacos de vidro.

 

  1. Não freie bruscamente

 

Como falamos, a forma que você dirige seu carro também impacta na durabilidade dos pneus. Por isso, evite freadas bruscas, visto que elas tornam os pneus mais desgastados. Inclusive, quanto mais forte ela for, maior será o dano causado à estrutura do pneu. Sendo assim, procure ter mais calma enquanto dirige e garanta sua segurança.

 

  1. Fluidos e componentes

 

Não podemos deixar de lembrar ainda que de tempos em tempos é importante lubrificar as porcas dos pneus, pois isso irá contribuir para evitar que enferrujem, facilitando no momento de realizar a troca.

 

  1. Alinhamento e balanceamento

 

Esse tipo de manutenção deve ser feito sempre que você realizar o rodízio de pneus, quando sentir que o carro tende a ir mais para um dos lados ou ainda se estiver trepidando. O alinhamento irá corrigir a tendência do automóvel, mantendo-o em linha reta e aumentando a vida útil dos pneus.

 

  1. Faça uma limpeza

 

É importante ter em mente que a poeira das estradas de asfalto e terra acumulam sujeira nas rodas e pneus, sendo que quando não são limpos, podem afetas as pastilhas de freio. Portanto, é recomendado realizar uma limpeza periódica, lavando e secando o local da maneira adequada, além de utilizar produtos de limpeza adequados, sem que comprometam a borracha.

 

  1. Revisões

 

Por fim, as revisões periódicas também são muito importantes para garantir a segurança de todos. Isso porque, além de checar os pneus, o profissional ainda analisa outros componentes importantes para o funcionamento adequado do veículo. Tenha em mente que o carro é como se fosse o corpo humano, pois se uma parte não funcionar corretamente, pode afetar todo o resto.

 

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você irá aumentar a vida útil de seus pneus, além de garantir o conforto e segurança necessários durante seu uso.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.