Quais as cidades com melhor infraestrutura do Brasil?

Escolher uma cidade para morar não é uma tarefa fácil. Afinal, além de a mudança impactar diretamente diversos setores da vida, como estudos, trabalho, vida social e lazer, também é importante saber escolher o lugar certo. Isso porque, de nada adianta ter bons imóveis para morar, mas ficar sempre preocupado ao sair na rua e ter má qualidade de vida. Um dos fatores que impactam diretamente nosso dia a dia é a infraestrutura de uma cidade, visto que ela precisa estar apta para atender as demandas e necessidades da população com total segurança e conforto para todos. Sendo assim, no post de hoje vamos falar quais são as cidades com melhor infraestrutura do Brasil. Então, se você está pensando em se mudar, não deixe de acompanhar até o fim.

1. Balneário Camboriú, Santa Catarina

Situada no litoral norte de Santa Catarina, Balneário Camboriú é uma cidade pequena em extensão, mas gigante em desenvolvimento. Com apartamentos de luxo em alguns dos maiores arranha-céus do Brasil, o município possui excelente infraestrutura para atender os milhões de turistas anuais, assim como sua população. Procurar uma imóveis em Balneário Camboriú, seja para aluguel anual ou compra de imóveis, é uma ótima oportunidade para quem quer qualidade de vida no dia a dia. Afinal, além das belas praias e contato direto com a natureza, a cidade investe constantemente em melhorias na infraestrutura, mobilidade urbana, lazer e serviços públicos.

2. Goiânia, Goiás

De acordo com um estudo realizado pela Urban Systems, Goiânia foi a quinta colocada no ranking nacional de infraestrutura. O índice analisou o atendimento urbano de água, pavimentação, conectividade aeroportuária, linhas rodoviárias, energia elétrica e as conexões de banda larga. Vale pontuar que o desempenho da cidade é o melhor do estado, e isso se deu pelos investimentos em obras na cidade, como a pavimentação asfáltica do Park Solas Shangri-La, o prolongamento da Marginal Botafogo, entre outros. Esses investimentos tem como objetivo atender as demandas da população e tornar a capital uma cidade bonita e gostosa para se viver, segundo o próprio prefeito de Goiânia.

3. Curitiba, Paraná

Conhecida como cidade modelo ou capital ecológica brasileira, a capital paranaense possui impressionantes 64 metros quadrados de área verde por habitante. Como consequência, essa preocupação com o meio ambiente e natureza, faz com que seja extremamente difícil encontrar qualquer tipo de sujeira pelas ruas, além de o debate sobre sustentabilidade e preservação ser constante. Inclusive, os próprios moradores têm consciência e mantêm a cidade limpa, monitorando uns aos outros. Quando falamos em infraestrutura, Curitiba seguiu modelos modernos e planejados em suas construções e por isso as ruas são mais largas, com abundante arborização. Além disso, o transporte coletivo e mobilidade urbana são referências até hoje e foram usados como exemplo para lugares como Bogotá, Colômbia e Santiago do Chile.

4. São Caetano do Sul, São Paulo

Com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) altíssimo, de 0,862, a cidade de São Caetano do Sul está localizada no ABC paulista, sendo considerada uma das melhores cidades do Brasil para se viver. Ainda que tenha apenas 15 quilômetros quadrados de extensão e pouco mais de 160 mil habitantes, o município se parece com uma verdadeira metrópole. Além disso, os serviços oferecidos à população são de excelente qualidade, assim como a infraestrutura. Com mais de 100 mil veículos circulando na pequena cidade, a mobilidade urbana não deixa a desejar.

5. Jundiaí, São Paulo

Com a Serra do Japi em seu entorno, Jundiaí tem o privilégio de ter a reserva da Mata Atlântica Nativa como uma das principais paisagens, sendo considerada uma das melhores cidades para morar. A apenas 57 km da capital do estado, o município possui excelente qualidade de vida, com IDH de 0,822. Além disso, em relação a infraestrutura, conta com o melhor saneamento básico do país, e por estar em uma região próspera do estado de São Paulo, possui economia aquecida. São mais de 23 mil estabelecimentos de serviço, comércio, indústria e agropecuária.

6. Maringá, Paraná

Com 99% do esgoto coletado tratado, Maringá é uma das melhores cidades do país para se morar. Com ampla área verde, a cidade é conhecida como cidade-jardim, devido aos investimentos para construir jardins e parques por todo o território municipal. Mas, além de boa infraestrutura, Maringá é considerada a quinta melhor cidade do país quando falamos em educação, assim como possui grande geração de emprego.

Então, agora que você sabe quais são as cidades com melhor infraestrutura do Brasil, já pode escolher aquela que mais atende suas necessidades e estilo de vida. No entanto, lembre-se ainda de levar em consideração outros fatores importantes, como a qualidade dos serviços oferecidos na região, oportunidades de trabalho, como é o estudo, quais são as opções de lazer, entre outros. Assim, você irá encontrar uma cidade completa e que irá oferecer tudo o que você precisa agora e no futuro.

Escola das Milhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *