Porto Seguro, Arraial D’ajuda e Trancoso, entenda as diferenças

É muito comum as pessoas confundirem Porto Seguro com Arraial D’Ajuda ou Trancoso, o fato é que apesar de Arraial D’Ajuda e Trancoso serem distritos de Porto Seguro, ambos têm atmosferas bem distintas.

Um dos roteiros com o melhor custo do Nordeste, Porto Seguro e as vizinhas Arraial DAjuda e Trancoso, oferecem bem mais do que um mar lindíssimo de águas cristalinas, oferece um cenário que abriga uma grande parte da história do Brasil.

Muito confundidas, na verdade os três destinos possuem peculiaridades próprias.

Enquanto Porto Seguro oferece praias e um lado mais urbano para os turistas, Arraial d’Ajuda, por sua vez, oferece construções integradas à natureza enquanto a charmosa Trancoso oferece ao turista a magia de Quadrado e Caraíva, mantendo suas características de vila de pescadores. 

Mas, chega de confundir esses três destinos, vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles.

Porto Seguro

No Extremo Sul da Bahia, e com seus cerca de 100 km de praias, Porto Seguro oferece opções para todos os gostos e bolsos, das mais badaladas às mais tranquilas, e tudo em meio à natureza. 

Conhecido pelas imperdíveis festas que ocorrem o ano inteiro nas cabanas de praia, como Tôa Tôa, Axé Moi ou Barramares, que seguem noite adentro, Porto Seguro, no entanto, oferece muito mais do que baladas.

Quem quiser um contato com a natureza pródiga do lugar, pode apostar em passeios de barco, mergulhos para apreciar a vida marinha, além, claro, na gastronomia baiana e na incrível experiência de conhecer de perto uma comunidade indígena.

Já, se quiser, também pode ver de perto como era a arquitetura nos dos primórdios do país, visitando o Centro Histórico, no alto do morro, conhecido como Cidade Alta.

Ainda não se sabe a localização exata onde Pedro Álvares Cabral desembarcou em terras brasileiras, mas alguns afirmam que era Porto Seguro (outros acreditam que foi em Santa Cruz Cabrália ou Prado), mas o fato é que a região ainda guarda muitas construções históricas, além de ter a melhor infra estrutura para receber turistas.

Fundado em 1535 como vilarejo, Porto Seguro foi transformado em cidade somente em 1891.

Ou seja, seja para respirar um pouco da história do Brasil, já quase todo o seu território é tombado pelo Patrimônio Histórico, não sendo permitido construções superiores a dois andares, ou apenas para se deslumbrar com as maravilhas que encantaram Pedro Álvares Cabral e sua comitiva, Porto Seguro é encantador e justifica ser um dos  destinos mais procurados pelos turistas. 

Por ser um dos destinos de praia mais baratos do Brasil, e ainda contar com uma grande rede hoteleira, entre hotéis, resorts e pequenas e charmosas pousadas, restaurantes de todos os gostos e bolsos, Porto Seguro não decepciona, sendo sempre uma boa opção de viagem.

Arraial d’Ajuda

Já Arraial é um distrito de Porto Seguro que, diferente de Porto Seguro, conseguiu balancear natureza e desenvolvimento econômico, com muitos bares, restaurantes, pousadas, e construções realizadas à sombra de árvores. 

Ao contrário de Porto Seguro, a localização é mais privilegiada e frequentada por quem não tem medo de gastar, conta com resorts, clubes de praia elegantes e o super famoso Arraial Eco Parque, o parque aquático da região.

Trancoso

Trancoso, com cerca de 11 mil habitantes, é o destino predileto de celebridades do mundo inteiro, virou o must have dos turistas, se viajar para Arraial D’ajuda até então era sinônimo de status, Trancoso soube roubar sua coroa com maestria, oferecendo glamour, belezas locais, charme, calmaria e elegância aos seus visitantes.

Enfim, Trancoso virou o destino predileto dos endinheirados do Brasil e, tal como Arraial D’ajuda, é um distrito de Porto Seguro, cujo charme se concentra na praça principal, que é conhecida como Quadrado, onde tudo acontece à noite.

Atualmente, Trancoso também vem sendo o destino predileto de celebrações de casamento, e quem se aventurar por essa cidadezinha se prepare porque não é raro esbarrar em celebridades internacionais, figuras como Matthew McConaughey, Beyoncé, Leonardo Dicaprio, entre outras, já deram pinta por lá. 

Apesar de ser o destino mais sossegado dentre os três deste artigo, existe muito o que fazer em Trancoso.

Afinal, que destino escolher?

Acho que já deu para perceber algumas diferenças entre esses lugares, constantemente confundidos, e se ainda está em dúvida sobre o destino a escolher, que tal conhecer os três em uma mesma viagem?

Se não tiver medo de gastar e tempo de sobra, vale passar um dia em cada uma dessas cidades e poder aproveitar tudo o que elas têm para oferecer.

Mas… caso o bolso não permita extravagâncias,  a dica (que vale ouro) é se hospedar em Porto Seguro, com preços bem mais amigáveis, e passear em Arraial D’ajuda e Trancoso, bem pertinho. 

O importante mesmo é não deixar de conhecer e desfrutar de todos os lugares que a cidade de Porto Seguro tem para oferecer e descobrir porquê esse é um dos principais destinos dos turistas.

Escola das Milhas

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *