Impostos e Tarifas Alfandegarias para Produtos do Exterior

Entenda os Impostos e Tarifas Alfandegarias

Quando você encomenda uma mercadoria do exterior o valor final vem com o acrécimo de alguns Impostos e Tarifas Alfandegarias, taxas que são cobradas pelo governo federal.
Cada mercadoria será taxada com um tipo de imposto que deve incluir diversos fatores, entre eles o valor da própria mercadoria.
Entre as taxas cobradas encontramos: o Imposto de Importação (II), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMF).
É necessário entender esses coisas para poder saber o porque o produto importado tem seu valor bem mais alto quando entra no Brasil, as empresas importadoras sabem que em muitos casos para se ter lucro com as mercadorias importadas é preciso triplicar o valor do produto final, pois as taxas desses impostos são altas.

Consumidor que passa pela alfândega

Quem vai fazer compras no exterior, por exemplo, no Paraguai acaba passando pela alfândega que controla a entrada e a saída de mercados do país.
Esse órgão do governo vai verificar o que você está trazendo e vai cobrar os devidos impostos por aqueles produtos, vale estar preparado e verificar a quantidade necessária que pode ser trazida.
Parece ser bem burocrático e em algumas vezes as pessoas até reclamam das taxas absurdas, mas são procedimentos internos que todos os países adotaram para poder controlar a entrada e saída de produtos.
Há uma quantidade de produtos que não é taxada, assim como aqueles artigos que você traz na mala de uso pessoal, como roupas que não estejam na embalagem ou aparelhos eletrônicos que também já foram usados enquanto você esteve no exterior.

Produtos do Exterior

Saiba todas as informações

Para saber o que será taxado acesse o site da Receita Federal e consulte a lista destinada para viajantes, ali você vai ter todas as informações necessárias para entrar e sair do Brasil com mercadorias.
Essas informações farão toda a diferença e evitarão muitas surpresas na hora de fazer o pagamento dessas taxas. Assim você vai saber o que será taxa e a média do valor a ser cobrado pelos produtos que você está trazendo do exterior. Quanto mais informação sobre as taxas alfandegárias você tiver, melhor será até mesmo na hora das compras, podendo selecionar melhor o que você vai comprar no exterior e o que é melhor optar pelos produtos brasileiros.

Escola das Milhas

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *