Como planejar uma viagem para Portugal: dicas essenciais

Fazer uma viagem para Portugal é o desejo de inúmeros brasileiros e agora, devido à reabertura das fronteiras, conhecer o país voltou aos planos de muitas e muitas pessoas.

Sendo assim, levando em conta este contexto, nós separamos no artigo de hoje 9 dicas essenciais para você planejar a sua viagem a Portugal! Veja!

9 Dicas essenciais para planejar uma viagem para Portugal

1. Novos procedimentos

Para fazer uma viagem para Portugal (ou qualquer outro país), existem alguns procedimentos padrão que você precisa seguir, como fazer o check-in, apresentar documentos e comprovantes, despachar a bagagem e assim por diante.

E agora, por conta da Covid-19, você precisa incluir outro item em seu planejamento… o teste RT-PCR.

Isso porque, você precisa fazê-lo até 72 horas antes do embarque e claro, ele precisa dar negativo para você poder entrar em Portugal.

2. Orçamento 

Comparado a países vizinhos, Portugal é um destino barato. No entanto, mesmo assim, é de suma importância que você não deixe de estabelecer um orçamento adequado para a sua viagem.

Afinal, a moeda utilizada lá é o euro, então você precisa se organizar de maneira apropriada para não ter problemas com dinheiro.

E para trocar os seus reais pelo euro, procure fazer isso com antecedência, meses antes de viajar e aqui mesmo no Brasil. Aproveite as baixas da moeda para conseguir um preço médio melhor por ela.

3. Documentação

Turistas brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal. Contudo, é necessário apresentar um passaporte válido.

Por isso, ao planejar a sua viagem para Portugal, não deixe de obter esse documento (caso não tenha), pois ele será como o seu RG no exterior.

Sem ele, você não conseguirá viajar para Portugal (e nem para a maioria dos destinos no exterior).

4. Seguro viagem

Por causa do Tratado de Schengen, o seguro viagem é um item obrigatório para viajar a Portugal. Porém, mesmo que não fosse, é de suma importância contratá-lo.

Isso porque, ele lhe garantirá coberturas em caso de problemas/imprevistos no exterior ou até mesmo no aeroporto.

Então, durante o seu planejamento, faça pesquisas, avalie as opções de seguros disponíveis e contrate um para a sua viagem.

5. Alimentação

gastronomia
Gastronomia – Pexels

A gastronomia portuguesa é reconhecida mundialmente pela sua qualidade. 

Então, ao viajar para o país, não deixe de experimentar, por exemplo, o tradicional bacalhau, os pastéis de Belém (ou pastéis de nata), a alheira, as sardinhas assadas, os bolinhos de bacalhau e a francesinha.

Além disso, vale a pena degustar alguns vinhos, como o famoso Vinho do Porto.

6. Idioma

Apesar de o idioma de Portugal ser semelhante ao nosso em muitas coisas, ele não é igual. Então, tome cuidado para não se confundir ou até mesmo cometer uma gafe quando estiver no destino.

Por exemplo, se algo é divertido, interessante, eles não falam “legal” e sim “fixe”. Além disso, se um lugar está cheio, com uma longa fila, eles não falam “fila” e sim “bicha” – o que não tem nada a ver com o significado que é atribuído aqui.

Portanto, antes de viajar, é interessante dar uma estudada no vocabulário utilizado em Portugal.

morar em portugal
morar em portugal

7. Roteiro

Atrações e pontos turísticos é o que não faltam em Portugal.

Por exemplo, tem a Torre de Belém, o Castelo de São Jorge, o Mosteiro dos Jerónimos, o Arco da Rua Augusta, o Palácio da Pena, a Basílica da Santíssima Trindade, a Livraria Lello, o Mercado do Bolhão e o Palácio de Mafra.

Por isso, ao planejar a sua viagem para Portugal, é essencial que você monte um belo roteiro para se organizar e programar o que você vai fazer/visitar em cada dia que estiver lá.

E caso alguma atração ou algum passeio precise de um ingresso, procure adquiri-los com uma certa antecedência. Não deixe para comprá-los de última hora.

8. Chip internacional

Atualmente, é difícil viver desconectado, não é verdade? Nós usamos a internet para muitas coisas em nosso dia a dia.

E tratando-se de uma viagem para Portugal (ou para qualquer destino no exterior), é interessante comprar um chip internacional para se manter conectado.

Assim, você poderá utilizá-lo para fazer pesquisas, para pedir um Uber, por exemplo, e não dependerá dos Wi-Fis disponíveis em estabelecimentos.

9. Estacionamento

Por fim, a nona e última dica para você planejar a sua viagem a Portugal, refere-se ao dia da sua viagem…

Se você optar por ir com seu carro até o aeroporto, é importante que algumas semanas antes você reserve uma vaga em algum estacionamento para deixá-lo, afinal, a rua não costuma ser muito segura.

Então, por exemplo, se você vai embarcar em São Paulo, vale a pena fazer uma busca na internet por um estacionamento aeroporto Guarulhos e, após avaliar algumas opções, escolher um para deixar o seu veículo.

Assim, você poderá partir tranquilo rumo a Portugal, visto que o seu carro estará em um local seguro enquanto estiver fora!

Escola das Milhas

Maria Beatriz é formada em Jornalismo e letras. Segue produzindo pautas sobre tecnologia, finanças e Dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *