Cidades do Brasil mais seguras para morar

Uma cidade segura é muito importante para ter uma boa vida, é uma das coisas mais importantes para se procurar em um lugar onde queria morar. É o sonho de muitas pessoas viver em um lugar seguro.

 

Mesmo no Brasil você pode encontrar cidades que são extremamente seguras, a segurança está muito atrelada à qualidade de vida. Você pode conhecer a cidade antes, procurando por hotel em Rio Claro, por exemplo, e ficando uns dias para conhecer a cidade.

 

Essas cidades são seguras pois contam com um trabalho incrível tanto profilático, com desenvolvimento educacional, como também investimento nos oficiais de segurança, que irão combater a criminalidade.

 

Quer conhecer as cidades do Brasil que são mais seguras para morar? Continue lendo este post.

Jaú (SP)

Segundo o Atlas de Violência, Jaú é a cidade mais segura do Brasil, pois apresenta os menores índices de criminalidade do país. A taxa de homicídios é de 2,7 a cada 100 mil habitantes.

 

Um número muito pequeno, ainda mais levando em conta a proporção da cidade de Jaú, que possui em média, 150 mil habitantes e uma área de 687 km². Além disso, a cidade apresenta um IDH de 0,788, considerado alto.

Indaiatuba (SP)

Considerada a segunda cidade mais segura do Brasil é Indaiatuba, que fica no estado de São Paulo. O índice de homicídios é de 3,5 a cada 100 mil pessoas, uma taxa considerada bem baixa para uma cidade do tamanho de Indaiatuba.

 

Com um IDH de 0,788, é uma cidade bem desenvolvida. Além disso, é uma cidade que oferece muita qualidade de vida, sendo uma das melhores para viver no país, inclusive pela segurança que a cidade tem.

Valinhos (SP)

Valinhos é um município no estado de São Paulo, está a 82 km de distância da capital e se destaca por ser um lugar excelente e muito seguro. O índice de homicídios na cidade é de 4,7 por 100 mil habitantes.

 

Essa taxa é bem pequena e mostra que Valinhos é uma das melhores cidades para morar no Brasil quando a questão é segurança, mas não é só isso, o IDH da cidade é de 0,819, uma pontuação muito alta, que mostra a qualidade de vida que a cidade proporciona.

Jaraguá do Sul (SC)

Jaraguá do Sul possui uma taxa de homicídios de 5,5 homicídios a cada 100 mil habitantes, o que a torna uma das cidades mais seguras do Brasil para viver.

 

O interessante é que em Jaraguá do Sul, o sucesso da segurança local ocorre por conta de um bom trabalho entre a polícia e a população local, que trabalham juntamente para diminuir a criminalidade na cidade. Além dos níveis educacionais, que estão muito ligados à criminalidade.

Brusque (SC)

Brusque é a quinta cidade mais segura do Brasil, está localizada a mais ou menos 100 km de distância da capital de Santa Catarina, Florianópolis. Brusque é a 12ª maior cidade do estado.

 

Quanto à segurança, a cidade possui uma taxa de homicídios de 5,8 a cada 100 mil habitantes, um número que é crescente comparado aos anteriores, mas ainda assim é bem pequeno. Além disso, Brusque possui o maior IDH de Santa Catarina. Para conhecer mais a cidade vale a pena reservar um hotel.

Jundiaí (SP)

Mais uma cidade que vem se destacando em muitos quesitos é Jundiaí, localizada entre a capital de São Paulo e Campinas, outra metrópole do estado. A cidade se destaca tanto em segurança, quanto em sistema educacional e na infraestrutura urbana.

 

Com uma taxa de 6,1 homicídios a cada 100 mil habitantes, Jundiaí é uma das cidades mais seguras para se viver.

Passos (MG)

Com uma taxa de 7,2 homicídios por 100 mil habitantes, a cidade de Passos é a 7ª mais segura do Brasil. Mesmo com uma taxa bem superior às anteriores é ainda bem baixo. O IDH da cidade também é alto, com uma pontuação de 0,756.

Limeira (SP)

Limeira está localizada no interior de São Paulo, uma região conhecida como Oeste Paulista. A taxa de homicídios da cidade é de 7,7 a cada 100 mil habitantes.

Americana (SP)

Também no interior de São Paulo, Americana está próximo de Campinas, está muito bem localizada em uma região que é ótima para viver.

 

O índice de homicídios da cidade é de 7,7 por 100 mil habitantes, igual ao da cidade anterior. É muito segura e tranquila.

Bragança Paulista (SP)

Bragança Paulista está a 88 km de distância da capital de São Paulo. A cidade ocupa a décima posição no ranking de cidades mais seguras. O índice de homicídios é de 7,7 a cada 100 mil habitantes.

 

Essas são as cidades que são consideradas as mais seguras do Brasil, sendo um fator muito importante para garantir a qualidade de vida dos habitantes.

Escola das Milhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *