7 melhores cidades para morar com crianças

É fato que quando se pensa em formar uma família, a prioridade se torna o bem-estar, segurança e qualidade de vida de todos, especialmente quando falamos de famílias com crianças. Afinal, de nada adianta adquirir bons imóveis, mas estar sempre preocupado com o que acontece na região. Existem vários fatores que podem influenciar a escolha da cidade ideal, como IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), custo de vida, taxa de violência, incentivos às crianças e adolescentes em relação à cultura, segurança pública, infraestrutura, etc. Então, pensando nisso, para te ajudar, no post de hoje vamos falar quais são as 7 melhores cidades para morar com crianças.

  1. Balneário Camboriú, Santa Catarina

Localizada no litoral norte de Santa Catarina, Balneário Camboriú é uma das menores cidades em extensão territorial do estado, mas por outro lado é uma das mais desenvolvidas também. Com excelente IDH e qualidade de vida, o município é conhecido por suas belezas naturais de tirar o fôlego, apartamentos de luxo em alguns dos maiores arranha-céus do Brasil, além de infinitas opções de lazer para todos os públicos. Para quem quer ter boa qualidade de vida, o ideal é procurar uma imobiliária em Balneário Camboriú, seja para compra ou aluguel anual.

Para as crianças são diversas atrações, como o Parque Unipraias, Oceanic Aquarium, Zoológico, além da FG Big Wheel, e outros atrativos para todos se divertirem. Mas, além do lazer, BC ainda é referência quando falamos de educação e segurança, sendo a cidade ideal para morar com os pequenos e garantir total qualidade de vida.

  1. Curitiba, Paraná

Conhecida como cidade modelo ou capital ecológica do Brasil, Curitiba é uma cidade formada principalmente por descendentes de imigrantes vindos da Alemanha, Polônia, Ucrânia e Itália. Com mais de 50 metros quadrados de área verde por habitante, o município é referência em conscientização do meio ambiente, sendo extremamente difícil encontrar alguma sujeira pelas ruas. Além disso, possui grandes parques e o melhor sistema de transporte público do país, sendo utilizado como exemplo para lugares como Colômbia, Bogotá e Santiago do Chile.

De acordo com os dados da área de saúde, 95,4% das crianças menores de 1 ano têm carteira de vacinação em dia, e o índice de desnutrição entre crianças de até 2 anos é de 0,5%. Outro dado importante é que 99,5% de jovens entre 14 e 24 anos são alfabetizados.

  1. Vitória, Espírito Santo

A cidade tem seu maior destaque na área da saúde, além de possuir boas colocações em outros rankings de qualidade de vida. Vitória foi eleita a segunda melhor cidade para se viver no Brasil, de acordo com um estudo da ONU realizado em 2015. Além disso, possui um dos melhores IDHs do país e conta com o melhor capital humano nacional. Com diversas praias e belezas naturais, Vitória é uma cidade bastante conectada, oferecendo excelentes alternativas para os pequenos se desenvolverem.

  1. Santos, São Paulo

O município abriga o maior porto da América Latina e grande parte de sua economia está relacionada com esse tipo de segmento. Mas, além disso, outras áreas são destaque econômico na região, como o turismo, comércio e pesca. Vale lembrar também que Santos conta com ótimo desempenho quando falamos de educação, principalmente em relação à expectativa de anos de estudo aos 18 anos, IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e baixa taxa de analfabetismo.

  1. Maringá, Paraná

Maringá é conhecida por ser uma das cidades mais limpas e arborizadas do país, sendo construída seguindo o projeto urbanístico de Jorge Macedo de Vieira com o intuito de ser uma cidade-jardim. Com excelentes opções de lazer e qualidade de vida, o município ainda abriga a Universidade Estadual de Maringá, famosa por ser uma das mais renomadas do estado.

  1. Florianópolis, Santa Catarina

Considerada uma das melhores cidades para se criar os filhos, a Ilha da Magia conta com um dos IDHs mais altos do país. Sua economia se baseia em segmentos como tecnologia e turismo, sendo destaque nos índices de desenvolvimento econômico e educação. Inclusive, o município foi eleito o Vale do Silício da América Latina, concentrando diversas startups que tornam a cidade uma excelente alternativa para empreender. Por fim, mas não menos importante, Floripa abriga mais de 100 praias com cenários incríveis. Esse contato com a natureza é ideal para o desenvolvimento dos pequenos, pois além de impactar na saúde física, também ajuda no bem-estar mental.

Então, agora que você sabe mais sobre as melhores cidades para morar com crianças, já pode escolher aquela que mais se identifica e atende suas necessidades e estilo de vida. Lembre-se de levar em consideração fatores importantes, como segurança e IDH, assim como opções de lazer e incentivos à cultura. Afinal, é essencial que os pequenos tenham estímulos diferenciados ao longo da vida e uma diversidade de alternativas no dia a dia a fim de garantir melhor desenvolvimento e bem-estar.

Escola das Milhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *