7 cidades no mundo que são exemplos de planejamento urbano

7 cidades no mundo que são exemplos de planejamento urbano

Assim como é importante realizar o projeto estrutural na construção de uma casa e ter uma boa organização, o planejamento urbano é fundamental para o bom funcionamento de uma cidade.

Por meio dele é possível melhorar a qualidade de vida da população junto com ações políticas, ambientais, sociais, etc, tendo como principal objetivo solucionar os problemas da região devido à grande concentração de pessoas.

Ainda que o Brasil não seja o principal exemplo, algumas cidades em nosso país possuem um grande planejamento urbano, assim como diversas ao redor do planeta.

E, pensando nisso, preparamos o post de hoje com as 7 cidades que são exemplos de planejamento urbano no mundo.

  1. Copenhagen, Dinamarca

A capital da Dinamarca possui cerca de 600 mil habitantes, sendo que a sustentabilidade e mobilidade urbana são os principais destaques da região.

Ela conta com cerca de 400 km de ciclovia e até mesmo membros do Parlamento vão ao trabalho pedalando. Além disso, são muitos os investimentos em áreas verdes e recursos hídricos, sendo que houve grande melhora na qualidade da água.

  1. Cingapura, Cingapura

Desde a época em que era uma colônia Britânica, Cingapura já era planejada, tendo uma grande visão do futuro. Seu solo era dado como inútil e, hoje em dia, ela é famosa por sua arquitetura inovadora, tecnologia e forma peculiar e eficiente que gerencia resíduos sólidos e esgoto.

Além disso, existe uma política para fazer com que as regiões da cidade sejam parcialmente autossustentáveis, ou seja, não dependam por completo da região central.

  1. Zurique, Suíça

Conhecida como a cidade com o melhor trânsito do mundo, Zurique possui excelente planejamento urbano. Os ônibus, trens, balsas e outros meios de transporte coletivo são baratos, pontuais e nunca ficam superlotados.

Como consequência, há um número de veículos particulares bem menores nas ruas, assim como menos acidentes, poluição, menor área de estacionamento, etc.

Além disso, a cidade financia estudos em energia renovável, buscando menor emissão de gás carbônico e maior sustentabilidade.

  1. Dubai, Emirados Árabes Unidos

A maior cidade dos Emirados Árabes Unidos possui relevo plano e desértico, investindo na grandiosidade arquitetônica, além de ser capaz de transformar áreas de mar em terra.

Os arranha-céus e a arquitetura diferenciada são as principais atrações turísticas, investindo constantemente em melhorias, sendo capaz, inclusive, de contornar o calor.

Isso porque, existe um grande sistema de climatização na cidade, até mesmo no transporte coletivo e pontos de ônibus.

  1. Brasília, Brasil

Brasília foi a primeira cidade planejada do Brasil, construída com base em um plano urbanístico desenvolvido por Lúcio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, que aproveitaram o relevo da região e o adequaram ao lago Paranoá.

A cidade é dividida em eixos viários, setores, superquadras e quadras que são mantidas até hoje, com um padrão perfeito que realmente funciona.

  1. Washington D.C., Estados Unidos

A capital e distrito federal dos Estados Unidos começou a ser construída em 1792, logo após a independência do país. A cidade também é sede do poder, sendo considerada um verdadeiro museu a céu aberto, refletindo valores importantes para os estadunidenses, como democracia e liberdade.

O estilo neoclássico dos prédios, inclusive, reflete muito bem essa ideia, além dos 150 parques e espaços culturais.

  1. Amsterdã, Holanda

Como está localizada abaixo do nível do mar, a cidade foi construída atrás de grandes barreiras e canais, impedindo que as águas avancem e permitindo seu escoamento de maneira segura.

A preocupação com essa infraestrutura é constante no planejamento urbano, além de ser destaque por promover o uso da bicicleta, com vias para ciclistas em quase todas as ruas e segurança para quem possam ser estacionadas em qualquer lugar.

Então, se você chegou até aqui, entende a importância do planejamento urbano e conhece as principais cidades do mundo que se destacam nesse ponto.

Deixe um comentário