5 praias para praticar beach tennis

5 praias para praticar beach tennis

Conhecido também como tênis de praia, o beach tennis é um esporte praticado na areia, em quadras parecidas com as do vôlei de praia, mas com rede mais baixa.

Considerado uma mistura do tênis tradicional e do frescobol, com raquetes e bolinhas próprias, esse esporte virou uma verdadeira febre no Brasil, conquistando cada vez mais adeptos.

Divertido e fácil de ser jogado, qualquer um pode se aventurar no esporte. Com mais de 7 mil quilômetros de litoral, nosso país possui cenários perfeitos para praticar beach tennis.

Portanto, confira no post de hoje as 5 melhores praias.

Praia Central, Balneário Camboriú, Santa Catarina

Famosa por seus arranha-céus e apartamentos de luxo, a cidade conta com diversas quadras de beach tennis espalhadas pelo território, além de muitas outras opções de lazer e excelente qualidade de vida.

Inclusive, muitos procuram por apartamentos em Balneário Camboriú, a fim de encontrar imóveis para investir ou até mesmo morar e garantir maior bem-estar no dia a dia.

Para os amantes de beach tennis, a Praia Central com certeza vai te conquistar, com escolas para iniciantes e quadras para quem já pratica.

Praia de Pipa, Tibau do Sul, Rio Grande do Norte

Esse é um dos destinos preferidos dos turistas que visitam o Rio Grande do Norte, a cerca de 80 quilômetros de Natal.

Badalada e charmosa, a praia possui mar em tons de azul esverdeado, que encantam e conquistam cada vez mais pessoas.

Além disso, esse cenário paradisíaco se torna perfeito para quem quer praticar beach tennis, com quadras e escolas para iniciantes.

Praia de Boa Viagem, Recife, Pernambuco

A Praia de Boa Viagem, na capital pernambucana, não poderia ficar de fora de nossa lista, sendo a principal de Recife e localizada no bairro mais conhecido e bem estruturado da cidade.

Com extensa faixa de areia, essa também é uma excelente praia para quem quer praticar beach tennis e demais esportes.

Guarujá, São Paulo

Considerada uma das praias mais badaladas do litoral paulista, Guarujá costuma ficar cheio no verão, finais de semana e feriados, possuindo excelente infraestrutura.

A região conta com ótimas praias para praticar esportes na areia, em especial o beach tennis, sendo que as mais tranquilas são as ideais.

Inclusive, mesmo na baixa temporada, esse é um ótimo destino de viagem.

Praia de Copacabana, Rio de Janeiro

A praia mais famosa do Rio de Janeiro e uma das mais famosas do mundo conta com uma extensa faixa de areia, o que a torna muito propícia para a prática de esportes na areia, com diversas quadras de beach tennis. Além disso, depois de um bom jogo, que tal tomar uma bela água de coco e apreciar a vista?

O beach tennis

O esporte surgiu na província de Ravenna, na Itália, ao final da década de 80, mas foi somente 10 anos depois que ele começou a se profissionalizar.

No Brasil, o esporte só cresce, sendo que nosso país já conquistou títulos importantes, como Mundial por Equipes em 2013, o campeonato Sul-Americano em 2014 e o Pan-Americano em 2014, 2015, 2016 e 2017.

Quando falamos em tênis tradicional, a principal diferença entre eles é a quadra de areia, tornando o esporte mais descontraído e informal.

Além disso, os modelos e texturas das raquetes também são diferentes, assim como as bolas, que no beach tennis são mais murchas.

Vale lembrar também que no tênis tradicional, o público fica totalmente em silêncio, sendo que no tênis de praia, a interação é maior.

As categorias desse esporte são organizadas pela Confederação Brasileira de Tênis com base nas regras dos torneios oficiais, tanto para profissionais, como para amadores. São elas:

Duplas 

As duplas podem ser femininas, masculinas ou mistas, de atletas profissionais ou amadores, sendo que esses últimos são divididos entre níveis técnicos A, B e C.

Além disso, também existe a categoria de duplas separadas por idades como 40+, 50+ ou 60+, e também sub 12, sub 14 e sub 18.

Simples

 A categoria simples segue as mesmas regras das duplas, apenas com a diferença de que na idade, existe apenas o sub 18.

Benefícios do beach tennis

 Por movimentar o corpo todo, o esporte trabalha tanto membros superiores como inferiores, além de melhorar o condicionamento.

Vale lembrar ainda que ele é bem intenso, fazendo com que haja um alto gasto calórico, cerca de 600 calorias por horas, o que contribui para a perda de gordura.

Sendo assim, é um esporte que promove o fortalecimento muscular e aumenta a resistência física.

Por fim, ele ainda fortalece as pernas e braços, ajuda a definir o abdômen, aumenta o fôlego e melhora o sistema cardiorrespiratório.

 Então, agora que conhece mais sobre o beach tennis, sua história e benefícios para a saúde, já pode escolher um destino de nossa lista para conhecer e aproveitar para se aventurar no esporte.

Deixe um comentário