5 destinos de ecoturismo que você precisa conhecer

O ecoturismo vem ganhando cada vez mais adeptos. Se você nunca ouviu falar, em resumo, esse é o tipo de viagem que permite ao turista conhecer e explorar a natureza de forma consciente, sempre respeitando e preservando o meio ambiente. Além disso, a educação e conscientização ambiental também são exploradas nesse nicho. Atualmente, esse é o segmento turístico que mais cresce, principalmente pelo fato de o Brasil possuir muitas riquezas naturais, promovendo diversão e aprendizado por meio da natureza, com trilhas ecológicas, mergulho e observação da fauna, flora, formações geológicas, etc. Portanto, se você se interessou, confira no post de hoje alguns dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil.

  1. Balneário Camboriú, Santa Catarina

Localizada no litoral norte catarinense, a cidade de Balneário Camboriú é famosa por sua vida noturna agitada e a construção de arranha-céus, assim como é referência em qualidade de vida. Inclusive, pelo mercado imobiliário ser a base da economia, muitos procuram imóveis e móveis planejados em Balneário Camboriú a fim de realizar investimentos no município. Mas, além disso, a cidade é repleta de natureza preservada, com muitas opções de lazer para quem quer ter esse contato direto com o meio ambiente. Não deixe de visitar o Morro do Careca, os parques Unipraias e Ecológico Rio Camboriú, além das belas praias do município. Temos certeza que você não vai se arrepender.

  1. Jaraguá do Sul, Santa Catarina

Outro destino catarinense é Jaraguá do Sul, que vem ganhando cada vez mais destaque no ecoturismo brasileiro. Considerada a quinta maior economia do estado, a cidade é a união perfeita de desenvolvimento e natureza, sendo esse um dos principais motivos que atrai os novos moradores, procurando móveis planejados em Jaraguá do Sul a fim de garantir conforto e praticidade no dia a dia. A cidade é cercada por morros com Mata Atlântica preservada, além de cachoeiras e picos de até 1176 metros de altitude. Esse conjunto de fatores favorece a prática de voo livre, rapel, cicloturismo, canyoning, cascading, escalada, arvorismo e canoagem. Além disso, é possível fazer trilhas e explorar suas montanhas com bikes.

  1. Chapada Diamantina, Bahia

Esse destino abriga belezas naturais de tirar o fôlego, localizado no coração do estado da Bahia. Ele conta com infinitas atrações, sendo praticamente impossível explorar tudo o que a região tem a oferecer, visto que estão distribuídas em mais de 70 mil quilômetros quadrados. Justamente por isso, é fundamental que você procure uma agência de turismo especializada antes da viagem para que possa explorar a região da melhor maneira possível dentro do período em que vai ficar por lá.

Aqui você vai encontrar paisagens exuberantes e diversas, que variam desde as cachoeiras, algumas das mais altas do país, como a da Fumaça com quase 400 metros de altura, além de enormes desfiladeiros e montanhas, cavernas e grutas, poços com águas cristalinas, além de sítios arqueológicos.

  1. São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul

Esse é um destino não muito famoso, mas para quem quer explorar a natureza de maneira consciente, com certeza não pode deixar de conhecer. São Francisco de Paula está localizado entre Gramado e Aparados da Serra, bem no meio da Serra Gaúcha. Apelidado carinhosamente de São Chico, possui reservas naturais incríveis que merecem sua visita. Além disso, as cidades vizinhas criaram produtos para serem adquiridos pelos viajantes, todos feitos com materiais da região, como os ponchos de ovelha, botas artesanais e outros itens interessantes. São Chico conta com tirolesa e rapel, além do Parque das Oito Cachoeiras, que abriga o grande destaque: a Cascata da Ronda, que possui mais de 100 metros de queda d’água.

  1. Nobres, Mato Grosso

Ainda que seja um destino pouco explorado turisticamente, Nobres é um pequeno município do Mato Grosso, mas que tem muito a oferecer. Ele ganha cada vez mais destaque em âmbito nacional devido às paisagens incríveis que incluem cachoeiras, balneários naturais e poços de água transparentes, formando praticamente um aquário natural cheio de peixinhos. Os principais pontos para mergulho são a Cachoeira Serra Azul e o Aquário Encantado, mas além disso, você também vai encontrar rios cristalinos que permitem a flutuação, cavernas com mais de 300 milhões de anos, assim como mirantes para fazer tirolesas, trilhas ou apenas contemplar o pôr do sol de tirar o fôlego.

O que mais chama a atenção em Nobres é que toda essa riqueza natural permanece extremamente preservada e praticamente intocada e isso se deve principalmente à sua localização. Afinal, ainda que o acesso não seja difícil, ela está um pouco afastada (a 150 km de Cuiabá) e por ter sido “descoberta” recentemente, a infraestrutura turística é mais simples.

Então, agora que você conhece alguns dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil, já pode escolher aquele que mais se identifica. Lembre-se de criar um bom planejamento a fim de garantir as melhores condições e evitar a correria de última hora.

Escola das Milhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *